sexta-feira, 20 de março de 2009

Filme: Um Amor para Recordar

Continuando com a série de filmes para adolescentes e jovens hoje quero indicar "Um Amor para Recordar".

Embora o filme seja um drama romântico, a meu ver, o tema central de "Um Amor para Recordar" é a conversão, maior de todos os milagres, pois depende de nossa participação, depende de nosso sim.

Como estamos em tempo de quaresma e este filme não tem nenhuma imoralidade, pelo contrário, o amor de Jamie e Landon envolve uma caminhada de fé e conversão. Jamie com seu testemunho de fé que gera gozação de muitos, mas que, em certo momento, mexe com o coração de Landon, fazendo-o ter o desejo de iniciar um caminho de conversão, uma mudança de vida, construindo novos sonhos.

É um filme belíssimo! Garanto para vocês que, apesar de serem as garotas que gostam mais deste gênero de filme, os garotos também vão gostar muito, pois ele tem um bom conteúdo.

Além deste tema central, podemos conversar com os adolescentes sobre namoro cristão, relacionamento entre pais e filhos, busca de valores, ter convicção de sua fé, dar testemunho, ter objetivos e metas para trilhar na vida etc.

O bonito do filme é que Jamie leva Landon a iniciar este caminho de conversão naturalmente, sem ele perceber, sem "forçar a barra". Só com seu jeito diferente de ser conseguiu fazer aquele jovem refletir. Este é também um ponto fundamental da evangelização. É importante que jovens, adolescentes ou até mesmo nós "pós- adolescentes" que muitas vezes não temos paciência com a conversão dos outros e até com a nossa própria conversão, pensar ou repensar a nossa forma de transmitir e de, principalmente, viver o Evangelho.

Landon não declara abertamente ter aderido a fé cristã, mas é certo e perceptível no final do filme que Jamie conseguiu plantar uma semente no coração de Landon que o faria desejar, cada dia mais, viver a experiência que ela viveu...

E conversão é justamente isso, ninguém é convertido uma única vez, a partir do momento que tomamos consciência do que realmente somos: filhos amados de Deus, é que iniciamos uma caminhada de conversão sincera e constante em direção à Vontade do Senhor, sabendo que, só assim, seremos felizes de verdade! Os grandes santos sabiam disso...

A sabedoria de Deus é perfeita e maravilhosa!

Como dizia São Paulo: Quando somos fracos é que toda fortaleza de Deus se manifesta em nós. Precisamos ser humildes para reconhecer que sem Jesus nada podemos fazer e que todos estamos no mesmo "barco". É esta a idéia que proponho para ser discutido entre nossos adolescentes. Quando eles tomam consciência desta maravilha, começam, por livre e espontânea vontade, a trilhar com sinceridade este caminho rumo a eternidade e o resto Deus faz!

Quero aproveitar para fazer um esclarecimento aqueles que, por ventura, buscam mais informações sobre os filmes que indico, tais como: sinopse, direção, roteiro, elenco etc. O meu intuito aqui é propor um recurso que tenha conteúdo para evangelização e, muitas vezes, não possuo muito tempo para pesquisar detalhes, mas me comprometo a tentar publicar links para os que buscam tais informações, ok?

Para este filme achei estes: http://cineminha.uol.com.br/filme.cfm?id=469

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Walk_to_Remember

Esta bela canção que vão ouvir é uma versão em português de "Only Hope" que faz parte da trilha sonora deste filme, interpretada por Chris Duran, que está no seu cd que se chama "Renúncia".

terça-feira, 17 de março de 2009

Tornar Jesus Conhecido e Amado


Este é o primeiro compromisso da Infância e Adolescência Missionária.

Como fazer isso?


O primeiro passo é fazer a experiência pessoal com Jesus, buscar uma intimidade com Ele através da oração, pois ninguém ama aquele que não conhece!


A partir do momento que crianças, adolescentes, jovens ou adultos se abrem sinceramente para o conhecimento de Deus é que encontram forças, coragem e disposição para testemunhar o que vivem e desta forma motivam, animam e contagiam todos ao seu redor.


É impossível evangelizar sem se deixar ser evangelizado primeiro!


Por exemplo, se os adultos vivem uma fé autêntica e verdadeira, automaticamente as crianças sentem o desejo de experimentar esta realidade e assim começam a praticá-la no seu dia a dia, levando outras crianças a fazer o mesmo. Crianças que, muitas vezes, não tiveram um exemplo pra seguir!


Muitas destas crianças hoje evangelizadas, futuramente, serão os evangelizadores de seus próprios pais e de toda a sociedade cumprindo assim o primeiro compromisso da I.A.M. de tornar Jesus conhecido e amado. Isso porque viveram primeiro a experiência do Amor de Deus através do outro.


Se alimenta a fé com conhecimento, mas também com a partilha!


No próximo domingo, acontecerá a primeira Hora Santa Paroquial da Infância Missionária. Peço a intercessão de todos para que estas crianças sintam, cada vez mais, o desejo de se aproximar de Jesus Eucaristico e de torná-Lo seu melhor amigo!

Desenho para Colorir


sábado, 14 de março de 2009

Somos da Infância Missionária!









Quer aprender uma das músicas da Infância Missionária?

Então, Vamos lá, vamos começar!






SOMOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

1- Somos crianças da Infância Missionária, vinde todos para esta missão. Com muita fé, esperança e caridade, construiremos o castelo de Jesus.

Refrão:
Somos da Infância Missionária, Nossa missão é evangelizar. É criança evangelizando criança, é Jesus anunciando-se por nós.

2- Hoje estamos muito felizes / pois Jesus nos escolheu para a missão. Quem tem Jesus no seu coração, / Canta conosco com alegria este refrão.

3- Como Maria, Francisco e Terezinha, / Exemplo igual, Deus nos deixou. Fez de nós seus missionários, / para a boa nova do Evangelho anunciar.

4- Rumo ao Novo Milênio, / Mensageiros de Cristo e da Paz. Com as crianças de todos os povos, / vamos o mundo evangelizar.



Você pode adquirir o cd com esta e muitas outras músicas da Infância Missionária através deste site: http://www.pom.org.br/


A partir da próxima postagem estarei publicando cada um dos compromissos da Infância e Adolescência Missionária e atividades correspondentes. Aguarde!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Filme: Desafiando Gigantes


Hoje vou indicar um filme para ser trabalhado com adolescentes e jovens.

O filme "Desafiando Gigantes" é excelente para iniciarmos esta proposta!


Quando exibo um filme a adolescentes tenho como objetivo conscientizá-los sobre os diversos assuntos que fazem parte de seu cotidiano.

É muito importante que o adolescente ou jovem aprenda a desenvolver um senso crítico diante de tudo o que se vê, ouve ou assiste, tornando-o agente transformador da sociedade, gerador de novas idéias e não uma simples "esponja" que absorve tudo como verdade. Questionar faz parte da realidade de um jovem adolescente. Este é o "ingrediente" fundamental desta idade e o diálogo faz com que surjam os grandes homens e mulheres de Deus para o bem da humanidade.


Diferentemente das crianças, eu proponho que a partilha que deve acontecer no final da exibição do filme aconteça como um bate papo informal. Você pode até preparar uma atividade, mas eu prefiro algo que eles façam em casa depois, como uma redação, por exemplo, sobre o tema central do filme... mas, nada que seja obrigatório! ok? Deixe cada um se expressar da maneira que achar melhor... Às vezes, alguns tem dom para fazer trabalhos de arte. Observe isso e aproveite os talentos de cada um!



Assim que terminar o filme, é legal colocá-los em círculo (para que aprendam a olhar nos olhos uns dos outros), se possível, sentados no chão, para que o bate papo seja bem descontraído, pois, neste caso, até os mais tímidos acabam acostumando com o tipo de conversa e com o tempo começam a participar dos diálogos de forma produtiva.



Graças a Deus, hoje nós temos Tv e dvd no Centro Pastoral do nosso setor paroquial para exibição destes filmes, mas eu gosto ainda, de vez em quando, de levá-los para minha casa (detalhe: desta forma, dá para fazer pipoca! rs), sinto que alguns se soltam mais, partilham mais. Acho isso uma experiência maravilhosa!



Bom, com o filme "Desafiando Gigantes", podemos conversar sobre motivação de vida, como devemos criar objetivos e metas, não desistir diante das dificuldades e principalmente sobre onde entra a fé neste processo.



Pode-se também, durante o diálogo, ler um trecho da Palavra de Deus, até mesmo aquele citado no próprio filme Ap 3,7-8.

As dinâmicas funcionam bem entre os adolescentes. Por isso, sugiro que, neste caso, se faça esta:



Além disso tudo, seria bom que todos tenham contato também com matérias de revistas e jornais católicos que contenham testemunhos de fé em Deus e mensagens para ilustrar o assunto.

Como é um bate papo, é preciso deixar que os próprios adolescentes se interajam e indaguem uns aos outros, expondo seus pensamentos e opiniões. O evangelizador deve interferir apenas quando achar necessário, fazendo breves comentários e colocações cabíveis.

Encerramos o encontro com um momento de oração, que as orações sejam as mais espontâneas possíveis, direcionadas ao assunto em questão. Oramos para que Deus aumente nossa fé, nos dê coragem de testemunhar e com isso de mudar o que precisa ser mudado, começando primeiramente pelo nosso coração.

Estes momentos costumam ser de grande proveito para jovens e adolescentes, pois os motivam a refletir sobre o mundo ao seu redor, a orar pelas situações que enfrentam no seu dia a dia, encontrando apoio em outros de sua idade, formando vínculos para juntos superar obstáculos. Tudo isso acende a chama do Espírito Santo que habita em todo coração juvenil... e depois já não importa mais a idade que se tenha, pois esta chama jamais se apagará...

Veja também o que nosso amigo Marcos, do blog Diversão Sadia, diz a respeito deste filme no link abaixo:

http://diversaosadia.blogspot.com/2007/05/desafiando-gigantes.html

quarta-feira, 4 de março de 2009

Criança Ajuda e Evangeliza Criança!

No Ano Passado, eu e minhas crianças e adolescentes criamos um video para ilustrar tudo o que havíamos aprendido juntos sobre a Infância e Adolescência Missionária, apesar de ser algo informal e meio improvisado foi uma experiência muito interessante que os motivou a aprender ainda mais, gostaram muito da idéia de fazer um programa de entrevista, todos se mobilizaram e curtiram cada instante. Me ajudaram a fazer o "roteiro" e a elaborar o "script"(perguntas) do programa. Um dos adolescentes se habilitou a filmar, outro a entrevistar e assim por diante...O resultado agradou e acredito que o objetivo foi alcançado: o de fazê-los protagonistas da evangelização tornando Jesus conhecido e amado, como é o primeiro compromisso da Infância Missionária.

Este foi apenas um teste, um ensaio. Assim eles estão aprendendo a utilizar as várias técnicas e maneiras de se comunicar, de transmitir e de anunciar a boa nova do Reino. Com isso, eles puderam acompanhar como se filma um video caseiro, como trabalhar com ele no computador e finalmente como hospedá-lo na internet. Foi muito legal!

Esta é uma das formas que podemos usar para despertar o interesse das crianças de hoje pelas coisas de Deus, pois, mesmo as mais pobres, já estão muito familiarizadas com este tipo de mídia, chegam a nos surpreender. Parece que elas já nascem com habilidade para a tecnologia!

Não podemos deixar de aproveitar este dom natural de nossas crianças, esta criatividade dada pelo próprio Espírito Santo a elas... Quando elas são estimuladas, respeitadas e valorizadas, elas dão o seu melhor e é o Reino de Deus que ganha com isso!

Estamos nos preparando para fazer outros trabalhos como este para ampliar o conhecimento e a participação de todos nesta bela Obra Missionária.

Conto com a oração de vocês!


Você sabia que a Infância e Adolescência Missionária é apenas uma

das Obras Pontifícias do Brasil?



Saiba mais sobre as outras obras em: http://www.pom.org.br/



Palavras do Papa Bento XVI para Infância Missionária em 7 de janeiro de 2008:


“Hoje se celebra o Dia Mundial da Infância Missionária. Há mais de 160 anos, por iniciativa do bispo francês Charles de Forbin Janson, a Infância de Jesus se tornou um símbolo para o empenho das crianças cristãs que ajudam a Igreja na sua tarefa de evangelização com a oração, o sacrifício e os gestos de solidariedade. Milhares de crianças vão ao encontro das necessidades de outras crianças, impulsionadas pelo amor que o Filho de Deus, que se fez pequeno, trouxe sobre a terra. Digo obrigado a esses pequenos e rezo para que sejam sempre missionários do Evangelho. Agradeço também a seus animadores, que os acompanham sobre a estrada da generosidade, da fraternidade, da fé alegre que gera esperança”.


(S.L.) (Agência Fides 7/1/2008)

Conheça também o blog da Infância Missionária do Brasil: http://iambrasil.blogspot.com/

domingo, 1 de março de 2009

Filme: Horton e o Mundo dos Quem!

Como prometido, estou postando as atividades que desenvolvi com minhas crianças através do filme "Horton e o Mundo dos Quem", citado por Lia, a menina canadense que defende a vida, em seu video que está no link de minha postagem anterior (se você não assistiu, não deixe de ver, pois vale a pena!)

Este filme é daqueles que tem "mil e uma utilidades", você pode abordar com as crianças temas como a existência de Deus e como Ele cuida de nós, o valor da vida, a amizade, o perdão, a missão de cada um e a perseverança nesta missão.


A princípio, escolhi este filme para conversar com as crianças da Infância Missionária sobre nossa missão de evangelizar como tema central, por esta razão que resolvi exibí-lo em outubro de 2008, mês missionário, mas também aproveitei para refletirmos sobre todos os outros temas citados acima.



Horton é um grande elefante, alegre e brincalhão, amigo de todos, que tem um coração maior ainda e que num belo dia encontra um grão habitado por criaturas tão minúsculas, que são impossíveis de se ver, mas como dizem que a audição dos elefantes é muito boa, Horton consegue ouví-los, ele tenta comunicar a sua descoberta aos outros companheiros, mas eles não conseguem ver nem ouvir as criaturas, por esta razão dizem que Horton está mentindo e tentam acabar com o grão, daí começa toda a luta de Horton para defender a vida dos pequenos Quem. Pois, segundo o lema de Horton, "uma pessoa é uma pessoa não importa o seu tamanho."


Esta é realmente uma bela história, que prende a atenção da garotada!


Como diz o critico católico Sérgio Fernandes ( leia seu artigo sobre este filme em http://blog.cancaonova.com/sergiofernandes/2008/03/24/filme-horton-e-o-mundo-dos-quem-um-elefante-que-nos-faz-lembrar-de-deus/) Horton nos faz lembrar de Deus! De um Deus que apesar de não vermos, sabemos que cuida de nós e que deu a vida para nos salvar, pois todos somos importantes para Ele.


Atividades



Para as crianças pequenas:
























Para as crianças maiores:


























Assista agora algumas cenas do filme:






Se você exibir este filme para suas crianças, não deixe de partilhar conosco, quais foram suas reações, os seus comentários e conclusões, pois sempre as crianças tem algo mais para acrescentar que pode ser útil futuramente para outras reflexões, ok?


Até mais, Deus abençõe a todos!


E, lembre-se, "uma pessoa é uma pessoa não importa seu tamanho"...