quarta-feira, 4 de março de 2009

Criança Ajuda e Evangeliza Criança!

No Ano Passado, eu e minhas crianças e adolescentes criamos um video para ilustrar tudo o que havíamos aprendido juntos sobre a Infância e Adolescência Missionária, apesar de ser algo informal e meio improvisado foi uma experiência muito interessante que os motivou a aprender ainda mais, gostaram muito da idéia de fazer um programa de entrevista, todos se mobilizaram e curtiram cada instante. Me ajudaram a fazer o "roteiro" e a elaborar o "script"(perguntas) do programa. Um dos adolescentes se habilitou a filmar, outro a entrevistar e assim por diante...O resultado agradou e acredito que o objetivo foi alcançado: o de fazê-los protagonistas da evangelização tornando Jesus conhecido e amado, como é o primeiro compromisso da Infância Missionária.

Este foi apenas um teste, um ensaio. Assim eles estão aprendendo a utilizar as várias técnicas e maneiras de se comunicar, de transmitir e de anunciar a boa nova do Reino. Com isso, eles puderam acompanhar como se filma um video caseiro, como trabalhar com ele no computador e finalmente como hospedá-lo na internet. Foi muito legal!

Esta é uma das formas que podemos usar para despertar o interesse das crianças de hoje pelas coisas de Deus, pois, mesmo as mais pobres, já estão muito familiarizadas com este tipo de mídia, chegam a nos surpreender. Parece que elas já nascem com habilidade para a tecnologia!

Não podemos deixar de aproveitar este dom natural de nossas crianças, esta criatividade dada pelo próprio Espírito Santo a elas... Quando elas são estimuladas, respeitadas e valorizadas, elas dão o seu melhor e é o Reino de Deus que ganha com isso!

Estamos nos preparando para fazer outros trabalhos como este para ampliar o conhecimento e a participação de todos nesta bela Obra Missionária.

Conto com a oração de vocês!


Você sabia que a Infância e Adolescência Missionária é apenas uma

das Obras Pontifícias do Brasil?



Saiba mais sobre as outras obras em: http://www.pom.org.br/



Palavras do Papa Bento XVI para Infância Missionária em 7 de janeiro de 2008:


“Hoje se celebra o Dia Mundial da Infância Missionária. Há mais de 160 anos, por iniciativa do bispo francês Charles de Forbin Janson, a Infância de Jesus se tornou um símbolo para o empenho das crianças cristãs que ajudam a Igreja na sua tarefa de evangelização com a oração, o sacrifício e os gestos de solidariedade. Milhares de crianças vão ao encontro das necessidades de outras crianças, impulsionadas pelo amor que o Filho de Deus, que se fez pequeno, trouxe sobre a terra. Digo obrigado a esses pequenos e rezo para que sejam sempre missionários do Evangelho. Agradeço também a seus animadores, que os acompanham sobre a estrada da generosidade, da fraternidade, da fé alegre que gera esperança”.


(S.L.) (Agência Fides 7/1/2008)

Conheça também o blog da Infância Missionária do Brasil: http://iambrasil.blogspot.com/

2 comentários:

Interacolitos disse...

Adorei a 1ª transmissão da TAM
Deus abençoe todos vocês e principalmente a Raquel que é a articuladora desse movimento.
um grande abraço a todos!

Ed disse...

Paz e bem
Eu to lendo horas este blog , e tou cada vez mas admirada, estou com a missao de inplantar a IM em dois bairros humilde, e na verdade eu to me sentindo incapaz, nem sei por onde eu começar, sim claro ja procurei o diretor regional daqui, e el eme deu total apoio , graças a Deus, mas me questiono, meu Deus sera q eu vou ser capaz de tanto? o q eu faço no primeiro dia, o q eu digo, como vou cantar as musicas da IM se nao sei o ritmo?, sao tantas as perguntas, me ajudem ,
Parabens pelo trabalho , Deus ti abençoe sempre
Deus seja louvado!