quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Recursos para Evangelização: Filmes


Príncipe do Egito conta parte da história de Moíses, uma das figuras mais importantes do Antigo Testamento, é um filme interessante que costuma prender a atenção das crianças, sendo mais fácil de ser refletido. Os filmes são veículos eficazes na evangelização infanto-juvenil, nesta idade as imagens atraem e ficam registrados em seu subconsciente.
Por esta razão é que, mais uma vez, alerto, não é qualquer filme ou programa que é bom para crianças e adolescentes, da mesma maneira que registram coisas boas, registram também o que é ruim e negativo. Então, é muito importante que o evangelizador assista aos filmes antes de exibi-los à garotada. Faça uma avaliação crítica, com bom senso, e observe se o conteúdo se encaixa com a proposta de evangelização.
Com este filme podemos abordar com crianças e adolescentes vários temas, tais como:
Vocação ou Chamado de Deus, Missão, Batismo e também o Amor de Deus.
Eu costumo exibir, de vez em quando, um filme como este e após seu término, fazemos um momento de partilha onde as crianças conversam informalmente sobre o que acharam da história, fazem questionamentos e tiram suas dúvidas, só depois que apresento uma atividade para desenvolver e aprofundar os temas propostos.
Em Príncipe do Egito quis abordar, primeiramente, a missão que Deus dá a cada batizado comparando as águas do rio, que salvaram a vida de Moíses, as águas do Batismo, que nos salvaram do pecado original. Depois de salvo, crescido, Deus o chama para uma missão muito importante, salvar também todo o seu povo.
Hoje somos nós, todos os batizados, que somos chamados por Deus para a mesma missão: Ajudar, com Sua graça, o mundo inteiro a encontrar o caminho da Salvação que Jesus nos revelou.
Na partilha deste filme, geralmente, as crianças questionam os castigos que Deus "enviou" aos egípcios(as pragas). Este é um bom momento de explicar a eles como é o Amor de Deus, o livre arbítrio que Ele nos deu e também explicar como era a mentalidade da época, antes de Jesus e depois de Jesus.
Deus não fez o mal, nem deseja o mal a seus filhos, apenas nos alerta, constantemente, pela Sua Palavra qual o caminho certo a seguir. A decisão é nossa, se optarmos pelo caminho contrário haverá consequências, mas Deus pode, a todo o momento, intervir para nos salvar do mal, basta querermos, pois Ele não nos obriga, Ele nos ama!

"TUDO É PERMITIDO, MAS NEM TUDO CONVÉM. TUDO É PERMITIDO, MAS NEM TUDO EDIFICA." ( 1COR 10, 23)

No momento que Moíses pastoreia as ovelhas, lembrar as crianças que Jesus é o Bom Pastor que guia suas ovelhas ao caminho certo, cuida e as protege. Precisamos apenas parar para ouvir Sua voz.
Esta é uma das atividades que podem ser desenvolvidas com o tema do filme:

Há muitas possibilidades de abordagem através deste filme, tenho certeza que o Espírito Santo vai lhe inspirar muitas outras coisas para conversar com suas crianças. Espero que depois você partilhe conosco o resultado, ok?

Deus abençõe os evangelizadores e suas crianças!







4 comentários:

Ana Paula disse...

Que maravilha, irmãzinha!!!
Que o Menininho Jesus te abençoe sempre!!
Bjs

Marcos disse...

Oi Raquel me sinto movido a retribuir sua fidelidade no diversão sadia, e dar uma passada por aqui.

Com relação a seu pedido na postagem do Rosa, respondi lé o seguinte:

Ok amada Raquel,
na medida do possível vou postar mais. Na verdade só posto filmes aos quais assisti. Então as vezes falta tempo.
Lembro lhe no blog tem uma gama de filmes que já postei e que pode servir ao seu propósito.
Click no marcador Filmes e confira.
Deus lhe abençoe e te guarde.
Marcos

Há, gostaria de lhe pedir autorização para publicar postagem sobre o filme O príncipe do egito utilizando parte de suas colocações e é claro lhe dando os merecidos.
créditos

Marcos disse...

Oi Eu também quero ter um coração de criança.
Peço a Deus que me dê.
Preciso muito.
Ore por mim.

Deus lhe guarde e abençoe.

Marcela disse...

Parabéns pelo blog!!!