terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PROGEN (Projeto Geração Nova)

Desde que criei este blog penso em fazer um artigo falando sobre este projeto, que ao meu ver merece destaque, pois serve de exemplo para muitos outros que, se Deus quiser, ainda surgirão para Sua glória e para o bem de muitas crianças e adolescentes carentes de pão, de amor, de atenção e principalmente carentes de formação religiosa católica.

O PROGEN é uma obra social da Fundação João Paulo II, que também é a mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação.



Segue trecho de um texto retirado do Portal Canção Nova sobre o projeto:



Promover a cidadania e formar jovens novos para um mundo novo – esse é o objetivo do 'Progen' Projeto Geração Nova, que completou quatro anos em 2008. Com oficinas, cursos e trabalhos de formação humana, a iniciativa atende cerca de 180 adolescentes, entre 12 e 18 anos, de Cachoeira Paulista e cidades vizinhas. Apenas em 2007, foram realizados mais de 53 mil atendimentos.
O trabalho é todo ministrado por 15 voluntários, que oferecem aulas de artesanato, dança, libras, violão; oficinas de rádio e TV; laboratório de TV; e cursos de telemarketing, informática, inglês e espanhol. Além disso, o 'Progen' também oferece – em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – o programa "Vida e Trabalho", que dá orientações para os jovens sobre o mercado de trabalho.
A coordenadora do projeto, Mara Silvia Lourenço, que é membro da Comunidade Canção Nova, afirma que a prioridade da iniciativa é a formação sócio-educativa dos jovens, orientando-os, dentre outros temas, sobre a Palavra de Deus, drogas e relacionamentos.



Confira também o texto original na íntegra:



http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cob=1791&tit='



Quero partilhar com vocês um sonho antigo. Tenho pedido a Deus, há algum tempo, que Ele me conceda a graça de um dia ajudar a formar algo, no mínimo semelhante a este projeto. Sei que é um sonho audacioso, mas não tiro isso da cabeça e muito menos do coração. Ás vezes, quando quero desistir ou desanimar, por causa dos desafios, sinto uma voz que vem de dentro que me diz que um dia será possível! Tenho idéias registradas no meu computador, que eu creio ser inspiração do Espírito Santo. Peço que orem para que, se for Vontade de Deus, surjam pessoas e profissionais com verdadeiro interesse e disponibilidade de doar-se a esta empreitada que requer muita paciência, recursos, grande amor pelas crianças e adolescentes e grande fé. Sem união nada é possível fazer!



O PROGEN é só uma das obras sociais da Canção Nova! Saiba mais: http://comunidade.cancaonova.com/obras-sociais/



Gostaria também de fazer uma ressalva para o trabalho do missionário Augusto da Canção Nova, trabalho que eu gosto muito, pois está inserido no meio onde adolescentes gostam de estar, ele é professor de dança e sua especialidade é o Hip-Hop, ensinando os garotos a Batalha B-Boy, que é uma competição de dança, muito divertida e saudável iniciada nos Estados Unidos na década de 70 que ganhou o mundo e que hoje, graças a Deus, tem músicas cristãs (gospel), só que são em inglês, pelo menos as que eu conheço.

Como o próprio Augusto diz: Batalha B-Boy 100% cristão!

Confere só o que os meninos dele faz:



Eu creio que precisamos aprender a evangelizar onde estão as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Usando recursos diferentes e criativos, pois o Espírito Santo é por natureza criativo!Evangelizar dentro da Igreja é mais fácil e confortável eu concordo, mas sinto que Deus quer que vamos além... Precisamos ser obedientes a este apelo. Ás vezes, percebo que alguns catequistas, evangelizadores infantis ou até mesmo agentes de pastoral ficam "satisfeitos" ou no mínimo contidos quanto ao número de fiéis ou desanimam de alguma forma de lutar pela evangelização, eu sei que tem sido difícil, mas principalmente quando o assunto é criança e adolescente não podemos esperar para que venham a nós, mesmo porque muitos dos que vejo na rua, não tem família cristã ou católica praticante. Qual será a formação que terão? Qual a nossa responsabilidade quanto a isso?
Cada vez mais, vejo crianças que estão perdendo seu bem mais precioso:
O Coração de Criança!
Só a graça de Deus poderá nos ajudar, mas eu creio!

Blog do missionário Augusto CN:

http://www.comunidade.cn/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=121792

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=wwqSSj6T83M

Um comentário:

Ana Paula disse...

Oi, Raquel!
A paz do menininho Jesus!
Tem um prêmio pra vc no meu blog, passa lá!

Que Deus te abençoe!
Bjs