sexta-feira, 20 de março de 2009

Filme: Um Amor para Recordar

Continuando com a série de filmes para adolescentes e jovens hoje quero indicar "Um Amor para Recordar".

Embora o filme seja um drama romântico, a meu ver, o tema central de "Um Amor para Recordar" é a conversão, maior de todos os milagres, pois depende de nossa participação, depende de nosso sim.

Como estamos em tempo de quaresma e este filme não tem nenhuma imoralidade, pelo contrário, o amor de Jamie e Landon envolve uma caminhada de fé e conversão. Jamie com seu testemunho de fé que gera gozação de muitos, mas que, em certo momento, mexe com o coração de Landon, fazendo-o ter o desejo de iniciar um caminho de conversão, uma mudança de vida, construindo novos sonhos.

É um filme belíssimo! Garanto para vocês que, apesar de serem as garotas que gostam mais deste gênero de filme, os garotos também vão gostar muito, pois ele tem um bom conteúdo.

Além deste tema central, podemos conversar com os adolescentes sobre namoro cristão, relacionamento entre pais e filhos, busca de valores, ter convicção de sua fé, dar testemunho, ter objetivos e metas para trilhar na vida etc.

O bonito do filme é que Jamie leva Landon a iniciar este caminho de conversão naturalmente, sem ele perceber, sem "forçar a barra". Só com seu jeito diferente de ser conseguiu fazer aquele jovem refletir. Este é também um ponto fundamental da evangelização. É importante que jovens, adolescentes ou até mesmo nós "pós- adolescentes" que muitas vezes não temos paciência com a conversão dos outros e até com a nossa própria conversão, pensar ou repensar a nossa forma de transmitir e de, principalmente, viver o Evangelho.

Landon não declara abertamente ter aderido a fé cristã, mas é certo e perceptível no final do filme que Jamie conseguiu plantar uma semente no coração de Landon que o faria desejar, cada dia mais, viver a experiência que ela viveu...

E conversão é justamente isso, ninguém é convertido uma única vez, a partir do momento que tomamos consciência do que realmente somos: filhos amados de Deus, é que iniciamos uma caminhada de conversão sincera e constante em direção à Vontade do Senhor, sabendo que, só assim, seremos felizes de verdade! Os grandes santos sabiam disso...

A sabedoria de Deus é perfeita e maravilhosa!

Como dizia São Paulo: Quando somos fracos é que toda fortaleza de Deus se manifesta em nós. Precisamos ser humildes para reconhecer que sem Jesus nada podemos fazer e que todos estamos no mesmo "barco". É esta a idéia que proponho para ser discutido entre nossos adolescentes. Quando eles tomam consciência desta maravilha, começam, por livre e espontânea vontade, a trilhar com sinceridade este caminho rumo a eternidade e o resto Deus faz!

Quero aproveitar para fazer um esclarecimento aqueles que, por ventura, buscam mais informações sobre os filmes que indico, tais como: sinopse, direção, roteiro, elenco etc. O meu intuito aqui é propor um recurso que tenha conteúdo para evangelização e, muitas vezes, não possuo muito tempo para pesquisar detalhes, mas me comprometo a tentar publicar links para os que buscam tais informações, ok?

Para este filme achei estes: http://cineminha.uol.com.br/filme.cfm?id=469

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Walk_to_Remember

Esta bela canção que vão ouvir é uma versão em português de "Only Hope" que faz parte da trilha sonora deste filme, interpretada por Chris Duran, que está no seu cd que se chama "Renúncia".

Um comentário:

Anônimo disse...

Já tô com uma enorme vontade de assistir para depois também postar no diversão.
Marcos