quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Infância e Adolescência Missionária



A Infância e Adolescência Missionária sendo uma Obra Pontifícia existe no mundo inteiro, em todos os continentes, há mais de 160 anos. Foi fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson. No Brasil está desde 1858, mas oficialmente desde 1955.
Muitos já conhecem, mas para aqueles que desejam saber mais, estarei postando artigos, para maiores informações.
Se você é um assessor da I.A.M. ou até mesmo membro dos grupos, por favor, entre em contato, para juntos partilharmos nossas experiências no trabalho desta bela Obra, ok?
Na I.A.M. a criança é o próprio protagonista da história, ou seja, depois dos primeiros encontros preparatórios, organiza-se a escolha de um coordenador para o grupo entre as próprias crianças. Este coordenador passará juntamente com seus colegas e assessor a desenvolver os temas mensais atingindo os objetivos combinados e cumprindo os compromissos da I.A.M.
Se você sente o desejo de formar um grupo em sua comunidade, converse, primeiramente, com o seu pároco e depois junte-se a pessoas que sentem o mesmo chamado e dê passos para a sua realização.
Precisamos mobilizar as crianças, pois elas correspondem, rapidamente, ao chamado de Deus, sendo assim, passam a ser instrumentos eficazes para transformação da sociedade. Jesus sempre deu como exemplo as crianças e contou com elas em momentos importantes da caminhada.
“Ainda hoje, os cristãozinhos mais pequenos, quando formados no conhecimento e no amor evangélico das crianças da sua idade privadas dos bens necessários ao seu desenvolvimento integral, são capazes de cooperar neste trabalho de justiça, solidariedade, paz e avanço do Reino de Deus. E, procedendo assim, não só desenvolvem e personalizam a vida batismal e humana, mas tais crianças interrogam e evangelizam os adultos, às vezes endurecidos e céticos, sobre a necessidade e a eficácia da solidariedade e do dom de si mesmo.” (Dom Carlos Forbin-Janson)

Um comentário:

Antonio disse...

Paz e bem:
Meu nome é Antônio José Leite, sou Ministro da Sagrada Comunhão, Exéquias e Bênção na Paróquia Coração de Jesus em São José dos Campos.
Trabalho com a edição e animação do livrinho da Cebinhas em nossa Paróquia, através destes livrinhos realizamos encontros semanais com nossas crianças.
A ideia é iniciar o processo de evangelização, assim como também fortalecer valores universais que se perdem na sociedade.
Antes de conversar com nosso Paroco, gostaria de entender melhor o trabalho da I.A.M
Vocês podem me ajudar?
Meu email é : ajleite49@gmail.com